sábado, 29 de outubro de 2011

Terapia Intensiva com o uso da Spider Cage (Gaiola)


Quando ouvimos o termo Terapia Intensiva, geralmente pensamos em uma UTI, cheia de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e equipamentos tais como ventilador mecânico, desfibrilador, etc.
Na verdade, intensivo significa trabalho redobrado e muito empenho, sejam por parte da equipe Multidisciplinar ou pelo paciente.

A Terapia Intensiva com a Spider Cage tem sido utilizada há alguns anos nos Estados Unidos, obtendo resultados bastante significativos em pacientes adultos e principalmente pediátricos, a boa notícia é que já estamos atuando aqui no Brasil com Terapia Intensiva.
A Spider Cage pode ser bem utilizada em reabilitação neurológica tais como AVC, Parkinson, Encefalopatias, Hipotonias e também em Traumato-ortopedia e Desportivo.

Através de um sistema de elásticos adaptados a um cinto, o fisioterapeuta consegue alinhar o paciente, dando mais estabilidade e possibilitando assim o fortalecimento muscular contra e a favor da gravidade, além da melhora no arco de movimento. Os elásticos ajustáveis permitem movimentos laterais, anteriores e posteriores, mudando o centro de gravidade do corpo, treinando assim o sistema vestibular, cerebelar e proprioceptivo (percepção do corpo no espaço).

Tips:
O objetivo da Terapia Intensiva não é de hipertrofia e sim fortalecimento global, não há trabalho de endurance em pacientes em reabilitação, mas sim de resistência. 
O tratamento intensivo é personalizado e pode ser realizado por 1 mês, 5 vezes por semana por até quatro horas diárias. 
Esta semana começamos a tratar a Luiza, nossa paciente de Terapia Intensiva. Luiza tem Encefalopatia Crônica da Infância (paralisia cerebral), está com dois anos e meio de muita esperteza e simpatia.












Seja bem-vinda Luiza!
Sua Luz entrou no Follow Kids e tem nos iluminado! Linda!

Um comentário:

  1. Tá linda minha bebe!!! Só tenho a o que agradecer a vcs, Lucia e equipe que melhor escolha não poderiamos fazer !

    ResponderExcluir