sábado, 18 de agosto de 2012

Experiência que veio do espaço



No último dia das mães ganhei um presente diferente: uma matéria no Jornal O Globo Barra. Foi maravilhoso ver o meu trabalho sendo reconhecido e divulgado. Há quase seis anos venho trabalhando com o método de terapia intensiva e Pediasuit, é como um sonho ver pessoas se beneficiando deste método na minha cidade.
O personagem principal da matéria se chama João Pedro, tem seis anos de muita astúcia e doçura. João nasceu prematuro com 600 gramas e teve encefalopatia crônica da infância devido a anóxia. Depois de ter tido um prognóstico de ter vida vegetativa, João e seus dedicados pais Denilson e Janaína travaram uma importante luta: mudar as regras do jogo.
Quando João Pedro chegou á nossa clínica, ele não conseguia se sentar no banco sozinho, nem com apoio. Tinha déficit total de equilíbrio e insegurança gravitacional, além de óbvio, um medo imenso de cair. João mantinha os punhos fechados e usava muito a musculatura do pescoço para estender os braços contra a gravidade.
No aspecto cognitivo, Joãozinho é mestre. Chegou falando os nomes dos jogadores do Flamengo ( seu time de coração) e de jogadores de outros times, queria fazer o corte tipo Neymar mas para isso decidiu deixar primeiro o cabelo crescer.
Hoje, depois de um mês de terapia intensiva e um mês de manutenção, João Pedro é outra criança. Ele já senta sozinho no banquinho com apoio de uma mão enquanto que, com a outra manipula um objeto . Arrisca bater palmas por alguns segundos e segurar o arco do pilates, está com o tônus mais adequado e segundo Janaína escala o  sofá da casa, para chegar aos móveis, está impossível.

Da minha parte, sinto que o João Pedro está cada dia mais feliz, esperto e irreverente. A última tirada dele foi quando eu disse: - Joãozinho, não sei o que farei se o meu gato morrer, no que ele me respondeu: - Ué tia Lucia, enterra. 


Um comentário:

  1. Lúcia,foi maravilhoso conhecer você.
    João é outra criança,perdeu o medo terrível que ele
    tinha de cair,agora só vive fazendo suas estripulias. E cada dia se superando e nos enchendo
    de orgulho. Só tenho á agradecer a você e a Follow kids por cada batalha vencida pelo João!!!!

    ResponderExcluir