domingo, 16 de outubro de 2011

Equilíbrio- Porque ele é importante e qual o seu papel na sala de aula?

Na semana do dia dos professores, resolvi abordar um assunto de suma importância:  equilíbrio.
 Existem várias definiçōes para este termo, mas, basicamente significa a capacidade de manter seu centro  de gravidade em uma base de suporte. O equilibrio é necessário para atividades tais como: agachar, alcancar objetos, levantar uma perna, se deslocar, etc... Mas, como saber se uma criança tem problemas de equilibrio?

Tips (dicas)
Observar a presença de:
- Base de suporte alargada ( andam ou se mantém de pé com pernas afastadas)
-Oscilação, tremores, movimentos involuntários
-Cabeça lateralizada
-Postura inadequada ( escolioses, anteriorização de pelve, pe equino)
-Ansiedade
- Reflexos primitivos, tônus muscular alterado
- Problemas visuais e/ou auditivos

O equilíbrio é influenciado pelo sistema vestibular, cerebelo, proprioceptores, sistema auditivo e visual. A integração de todos esses sistemas é,  muitas vezes prejudicada em crianças com algumas síndromes e com encefalopatias (paralisia cerebral).
Em alguns casos, pais e professores pensam que a criança tem déficit  de atenção ou falta de interesse mas, na verdade é muito difícil  para ela, se concentrar e ao mesmo tempo tentar manter-se em uma postura ereta. A criança termina por adotar a postura que lhe exija um menor gasto calórico, ocorrendo assim a piora da postura e consequentemente do equilíbrio.
Além da observação, pais e professores podem incorporar jogos e atividades que envolva a repetição de movimentos primários  tais como : engatinhar, correr, pular , rolar e, posteriormente usando os planos anatomicos do corpo ( pegar um objeto ao lado, a frente, fazer rotações).
Tão importante quanto identificar o problema, é obter acompanhamento profissional . Os benefícios para essas criancas serão incontestáveis.

Uma excelente semana a todos!!!!


Um comentário:

  1. Oi Lucia,
    importantíssimo esse post!
    É um assunto que deveria ser mais discutido, e, se fosse, com toda certeza os maiores beneficiados seriam as crianças!
    Parabéns!
    Um beijo carinhoso.

    ResponderExcluir