Na semana do dia dos professores, resolvi abordar um assunto de suma importância: equilíbrio.
Existem várias definiçōes para este termo, mas, basicamente significa a capacidade de manter seu centro de gravidade em uma base de suporte. O equilibrio é necessário para atividades tais como: agachar, alcancar objetos, levantar uma perna, se deslocar, etc... Mas, como saber se uma criança tem problemas de equilibrio?
Tips (dicas)
Observar a presença de:
- Base de suporte alargada ( andam ou se mantém de pé com pernas afastadas)
-Oscilação, tremores, movimentos involuntários
-Cabeça lateralizada
-Postura inadequada ( escolioses, anteriorização de pelve, pe equino)
-Ansiedade
- Reflexos primitivos, tônus muscular alterado
- Problemas visuais e/ou auditivos
O equilíbrio é influenciado pelo sistema vestibular, cerebelo, proprioceptores, sistema auditivo e visual. A integração de todos esses sistemas é, muitas vezes prejudicada em crianças com algumas síndromes e com encefalopatias (paralisia cerebral).
Em alguns casos, pais e professores pensam que a criança tem déficit de atenção ou falta de interesse mas, na verdade é muito difícil para ela, se concentrar e ao mesmo tempo tentar manter-se em uma postura ereta. A criança termina por adotar a postura que lhe exija um menor gasto calórico, ocorrendo assim a piora da postura e consequentemente do equilíbrio.
Além da observação, pais e professores podem incorporar jogos e atividades que envolva a repetição de movimentos primários tais como : engatinhar, correr, pular , rolar e, posteriormente usando os planos anatomicos do corpo ( pegar um objeto ao lado, a frente, fazer rotações).
Tão importante quanto identificar o problema, é obter acompanhamento profissional . Os benefícios para essas criancas serão incontestáveis.
Uma excelente semana a todos!!!!
Existem várias definiçōes para este termo, mas, basicamente significa a capacidade de manter seu centro de gravidade em uma base de suporte. O equilibrio é necessário para atividades tais como: agachar, alcancar objetos, levantar uma perna, se deslocar, etc... Mas, como saber se uma criança tem problemas de equilibrio?
Tips (dicas)
Observar a presença de:
- Base de suporte alargada ( andam ou se mantém de pé com pernas afastadas)
-Oscilação, tremores, movimentos involuntários
-Cabeça lateralizada
-Postura inadequada ( escolioses, anteriorização de pelve, pe equino)
-Ansiedade
- Reflexos primitivos, tônus muscular alterado
- Problemas visuais e/ou auditivos
O equilíbrio é influenciado pelo sistema vestibular, cerebelo, proprioceptores, sistema auditivo e visual. A integração de todos esses sistemas é, muitas vezes prejudicada em crianças com algumas síndromes e com encefalopatias (paralisia cerebral).
Em alguns casos, pais e professores pensam que a criança tem déficit de atenção ou falta de interesse mas, na verdade é muito difícil para ela, se concentrar e ao mesmo tempo tentar manter-se em uma postura ereta. A criança termina por adotar a postura que lhe exija um menor gasto calórico, ocorrendo assim a piora da postura e consequentemente do equilíbrio.
Além da observação, pais e professores podem incorporar jogos e atividades que envolva a repetição de movimentos primários tais como : engatinhar, correr, pular , rolar e, posteriormente usando os planos anatomicos do corpo ( pegar um objeto ao lado, a frente, fazer rotações).
Tão importante quanto identificar o problema, é obter acompanhamento profissional . Os benefícios para essas criancas serão incontestáveis.
Uma excelente semana a todos!!!!
Oi Lucia,
ResponderExcluirimportantíssimo esse post!
É um assunto que deveria ser mais discutido, e, se fosse, com toda certeza os maiores beneficiados seriam as crianças!
Parabéns!
Um beijo carinhoso.